segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ato pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No grupo de convivência - psicoterapia – para adultos foi realizado pelo NASF uma roda de conversa sobre o modelo de cuidado da rede de saúde mental, apresentando a Rede de Atenção Psicossocial como substituta do manicômio. A Srª Maria Helenice e sua filha Viviane deram depoimentos das experiências vivenciadas no antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II. Dona Maria viveu parte de sua adolescência e juventude internada neste hospital e teve diversas seções de eletrochoque, relata sua maravilhosa experiência ao encontrar a clínica do afeto, que a permitiu retomar sua vida social, ao ser acolhida pela psiquiatra Nise da Silveira. A filha de Dona Maria, Viviane, nasceu dentro do manicômio e hoje está sendo acompanhada junto com sua mãe pela Rede de Atenção Psicossocial, tendo a liberdade de viver com saúde em sua casa e junto a família.
Em meio a tantas experiências contadas, Dona Maria relata a sensação de autonomia e liberdade que sentiu a partir da clínica do afeto, que Nise e seus apoiadores proporcionaram para os internos. Fala sobre a angustia que sentia em ter que comer com a mão e da indignação dos profissionais que atuavam com a psiquiatra Nise e que esses se posicionaram contra tal ação, já naturalizada no hospital, e impediram a continuidade dessa prática: “a partir daquele dia eu nunca mais precisei comer comida com as mãos, agora eu só como de colher”.
Nesse encontro percebemos a sensibilidade e delicadeza do trabalho de Nise da Silveira, abrindo espaço para a importância de uma escuta atenta e interessada, potencializando os princípios de solidariedade e disposição em escutar e respeitar a nossa condição humana.










0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3835-8689

Tecnologia do Blogger.