quinta-feira, 12 de junho de 2014

Teste do Pezinho

Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças que podem afetar o desenvolvimento da criança e não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida. Esse exame é o Teste do Pezinho e, por sua importância, o Ministério da Saúde instituiu 6 de junho como o Dia Nacional do Teste de Pezinho.
exame básico é obrigatório e gratuito no Brasil desde 1992 . Ele engloba as doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias.
O teste deve ser feito após as primeiras 48 horas do bebê e até o 5º dia de vida. Esse período de dois dias antes do exame é essencial para que o funcionamento do organismo do bebê se estabeleça e seja possível detectar as doenças, principalmente a fenilcetonúria, que é diagnosticada após o bebê fazer a digestão do leite materno ou da fórmula infantil.
Ao diagnosticar as doenças precocemente, é possível começar o tratamento adequado nas primeiras semanas de vida do bebê e evitar consequências graves no futuro.
Para o teste, é coletada uma amostra de sangue do calcanhar do bebê, daí o nome popular para essa triagem neonatal. Essa região tem boa irrigação sanguínea e causa menos dor. O sangue é colocado num papel tipo mata-borrão e é encaminhado ao laboratório. 











0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3835-8689

Tecnologia do Blogger.