CMS SYLVIO Frederico BRAUNER

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros- Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21515-210 | ☎ Telefone: (21) 3835-8689
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Ana Flávia | CNES -2269627 | ESF: 09 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rosalind Franklin: "mãe do DNA", pioneira molecular nasceu há 93 anos

Rosalind Franklin: "mãe do DNA", pioneira molecular nasceu há 93 anos

A vida da biofísica britânica Rosalind Franklin foi repleta de controvérsias. Ela foi responsável por parte das pesquisas e descobertas que levaram à compreensão da estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA, na sigla em inglês). Essa história, porém, é um conto de competição e intriga, descrito de uma maneira por James Watson e Francis Crick - que elaboraram o modelo da dupla hélice para a molécula de DNA - e outra por quem defende Franklin como pioneira injustiçada na biologia molecular. James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins receberam um prêmio Nobel por seus estudos em 1962: quatro anos após a morte de Rosalind Franklin, aos 37 anos, vítima de câncer de ovário. Sua contribuição não foi reconhecida na época.
 
Nascida em 25 de julho de 1920, Franklin se destacou nas aulas de ciência desde criança, e estudou em uma das poucas escolas para garotas em Londres que ensinavam física e química naquela época. Aos 15 anos, ela decidiu se tornar cientista. Seu pai era contra o ensino superior para mulheres, e queria que Rosalind prestasse serviço social. Ele, no entanto, cedeu, e em 1938 a jovem se matriculou no Newnham College, uma faculdade só para mulheres da Universidade de Cambridge, onde se formou em 1941. No ano seguinte, passou a trabalhar com pesquisa no Reino Unido, e promoveu pesquisas importantes sobre o carbono e microestrutura de grafite. Foi essa a base para seu doutorado, obtido em 1945.​

Depois de sair de Cambridge, Rosalind Franklin passou três anos em Paris, onde pesquisou sobre técnicas de difração de raios-x. Em 1951, voltou à Inglaterra como pesquisadora no laboratório do físico John Randall no King's College de Londres. Foi lá que encontrou Maurice Wilkins. Eles lideravam por grupos de pesquisa e mantinham projetos paralelos, ambos sobre o DNA. Quando Randall passou a Rosalind a responsabilidade por seu projeto, ninguém trabalhava naquela pesquisa havia meses. Wilkins estava fora do laboratório naquela época, e quando voltou pensava que ela era apenas uma assistente técnica, não uma colega - e principal pesquisadora do assunto no laboratório.

As mulheres ainda eram desvalorizadas na academia nos anos 1950. Apenas homens tinham permissão de utilizar os restaurantes da universidade, e havia diversos estabelecimentos voltados apenas para um sexo. Nesse contexto, o comportamento dos cientistas a respeito de Franklin não era surpreendente. Mesmo assim, chama atenção o desprezo apresentado por seus colegas de laboratório em cartas reveladas recentemente. Em correspondência com seus colegas em Cambridge (Crick e Watson), Wilkins chamava a jovem cientista de "bruxa".

Mesmo menosprezada, Rosalind persistiu em seu projeto de DNA. Entre 1951 e 1953, ela chegou muito perto de descobrir a estrutura do composto orgânico. Crick e Watson, porém, publicaram a solução antes. Em 2010, foi comprovado que o pioneirismo dos cientistas foi, na verdade, baseado nos estudos de Franklin, a "mãe do DNA". A britânica fez os melhores registros fotográficos da estrutura até então, usando técnicas de raios-x. Ela permaneceu nove meses com o material, porém não identificou as hélices que, hoje se sabe, formam a estrutura helicoidal do DNA: o modelo da dupla hélice, proposto por James Watson e Francis Crick em 1953. O trabalho de Rosalind jamais foi mencionado pelos autores do artigo, publicado na revista Nature. Rosalind Franklin morreu no anonimato.
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tuberculose

Tuberculose

Nós sabemos que a Tuberculose é uma doença grave, e sabemos que muitos não a conhecem direito.
Pensando nisso resolvemos esclarecer algumas coisas sobre a doença. A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que pode ser fatal e de progressão lenta, o que ocasiona o sofrimento para quem está contaminado com a doença, quando uma pessoa que está infectada pelo bacilo tosse, (O bacilo de Koch é o causador da doença), ela elimina gotículas que carregam o bacilo, se a pessoa que tiver o contato com o bacilo estiver com o seu sistema imune em perfeitas condições, ou seja, bem de saúde, esta pessoa não perceberá que foi infectada, pois, o seu organismo dá conta de controlar o bacilo e na maioria das vezes a pessoa nem mesmo percebe que houve o contágio.
Porém, o bacilo permanece vivo e aguardando que o sistema imune sofra alguma baixa, o bacilo pode permanecer neste estado de "vigília" por até um ano, quando  a pessoa então começará a desenvolver um quadro de fraqueza progressiva, febre vespertina (sempre no final da tarde e na maioria das vezes no mesmo horário), perda de peso e de apetite, sudorese noturna (suor noturno, a pessoa chega a molhar os lençóis da cama) tosse com catarro que evolui para tosse com sangue. 
Quando se tem tosse com catarro por três semanas ou mais, deve-se procurar uma unidade básica de saúde para a realização de exame, quer podem dizer se a pessoa está com tuberculose ou não, quando a pessoa tem a doença, o tratamento e realizado na unidade de saúde, e consiste em doses do remédio de forma supervisionada, o tratamento dura seis meses quando a doenças e diagnostica no início, e pode durar até dezoito meses quando a pessoa abandona o tratamento, pois o bacilo fica resistente a medicação utilizada.
 
 
Vídeo produzido na Unidade de Saúde Sylvio Frederico Brauner, falando sobre a tuberculose.
 


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Passeio á Quinta da Boa Vista e Unicirco Marcos Frota

Passeio á Quinta da Boa Vista e Unicirco Marcos Frota

Muita diversão e alegria para as crianças do projeto Atitude Saudável.
No dia 21 de Julho os alunos (as) de capoeira e percussão foram assistir a um espetáculo no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista. Vinte alunos do projeto Atitude Saudável foram premiados com os ingressos para assistirem o espetáculo, onde não tiveram que pagar nada.
Foi um passeio muito divertido, o professor Chegou mais cedo com os alunos e os mesmos puderam se divertir fazendo poses de capoeira no gramado, e visitando a gruta da Quinta. Logo após as crianças entraram para assistirem a um espetáculo que encanta até os adultos.
Gostaríamos de registrar aqui os nossos agradecimentos a Cléo e Léo, ambos do Viva Rio, que gerenciam este projeto por terem conseguido estes ingressos, e terem proporcionado um dia de alegria e diversão para as crianças do projeto.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Torneiro Atitude Saudável de Muay-Thai

Torneiro Atitude Saudável de Muay-Thai

O torneio foi realizado no dia 18 de Junho, na própria sala de treinamento que fica dentro da unidade de saúde Sylvio Frederico Brauner, foi um torneio realizado somente entre as crianças de 10 a 13 anos de idade. Houve distribuição de medalhas para todos os alunos que participaram. O torneio foi uma brincadeira que o professor ( Francisco D'Branco) fez entre os seus alunos atendendo aos pedidos dos mesmos, os alunos estavam todos muito bem protegidos, com as caneleiras, capacetes, protetor bucal, luvas e proteção abdominal, para não se machucarem.
foi um momento de diversão para todos.

Infográfico

12 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
26660 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3835-8689

Tecnologia do Blogger.