CMS SYLVIO Frederico BRAUNER

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros- Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21515-210 | ☎ Telefone: (21) 3835-8689
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Ana Flávia | CNES -2269627 | ESF: 09 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Programa Saúde na Escola Fernando Rodrigues

Programa Saúde na Escola Fernando Rodrigues

Mais uma vez a saúde tem se mostrado presente dentro da esfera escolar, e podemos verificar isso através do Programa Saúde na Escola (PSE), que leva um(a) enfermeiro(a), Técnico(a) de enfermagem e agentes de saúde para dentro da escola, o programa visa diminuir a distância dos adolescentes da unidade de saúde.
Lá são realizadas palestras sobre temas escolhidos pelos alunos, orientações e verificações, neste mês foram verificadas as cadernetas dos alunos, onde foi possível constatar que a maioria nem mesmo a possui, e os que possuíam estavam com alguma vacina atrasada. como manda a prática da enfermagem, estes alunos foram orientados quanto a atualização da caderneta de vacinas e a necessidade da imunização para manutenção da saúde.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que é poliomielite?

O que é poliomielite?

A poliomielite (ou paralisia infantil) é uma doença infecciosa viral aguda, muito contagiosa, que acomete principalmente crianças pequenas (até 5 ou 6 anos de idade), embora também possa infectar crianças maiores e mesmo adultos. A origem grega do nome descreve precisamente em que consiste a enfermidade: poliós = cinza, myelós = medula espinhal e -ite é o sufixo usado para inflamações (inflamação da substância cinzenta da medula espinhal). Em geral a enfermidade deixa como sequela irreversível uma paralisia flácida da área atingida, na maioria das vezes um dos membros inferiores. Como consequência, resta uma atrofia dos músculos envolvidos, o que acaba por complicar ainda mais a situação.
Quais são as causas da poliomielite?

O vírus transmissor da poliomielite (poliovírus) é um enterovírus extremamente resistente às condições externas, contraído através de alimentos ou água contaminados ou de forma direta, de pessoa para pessoa (através de muco, catarro ou fezes). Esses vírus multiplicam-se na garganta e mais frequentemente no intestino, onde frequentemente ficam restritos. Daí eles podem passar às correntes sanguínea e linfática e invadir o sistema nervoso, causando destruição dos neurônios motores. O modo de transmissão geralmente é fecal-oral e só raramente, oral-oral.

Existem três sorotipos distintos do vírus, sendo que o tipo mais grave é o da poliomielite paralítica (1% ou mais dos casos). Os seres humanos são os únicos reservatórios e os únicos atingidos pelos vírus.

Quais são os sinais e sintomas da poliomielite?

Em muitas oportunidades as pessoas infectadas pelo poliovírus não têm sintomas, mas mesmo assim podem contaminar outras pessoas. O período que medeia entre a contaminação pelo vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas (incubação) varia entre 3 e 35 dias. A poliomielite maior, a forma paralítica da enfermidade, corresponde a uma minoria dos casos das pessoas infectadas. Uma alta percentagem das pessoas infectadas não apresenta sintomas. Em algumas pessoas pode surgir, após a infecção, um quadro de meningite asséptica, com fortes dores de cabeça e espasmos musculares, mas sem danos neuronais significativos, que se cura espontaneamente sem que ocorra paralisia. Na maior parte das vezes, o sistema imunológico destrói o vírus antes da fase de paralisia.

As manifestações iniciais da infecção são muito parecidas com as de outras viroses: febre, dor de garganta, gripe, náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreias ou prisão de ventre, etc. Posteriormente, os órgãos mais atingidos são o cérebro, o coração e o fígado. A destruição de neurônios motores da medula espinhal resulta em paralisia flácida dos músculos por eles inervados, mas na maioria das vezes a infecção fica limitada à faringe e ao intestino. Na "doença maior" ou poliomielite paralítica, os sintomas iniciais da doença menor desaparecem depois de cerca de 10 dias e surge uma paralisia flácida (geralmente irreversível) que pode afetar um grupo discreto de músculos ou mesmo todos os músculos do corpo. Na maior parte das vezes, a paralisia afeta assimetricamente um dos membros inferiores. Se afetar os músculos do sistema respiratório ou o centro nervoso que controla a respiração, a morte pode ocorrer por asfixia.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Caminhando com saúde

Caminhando com saúde

Começou nesta segunda feira dia 10/06 a caminhada de nome caminhando com a saúde, que tem como meta reunir os moradores da comunidade que se encontram na terceira idade, para uma caminhada duas vezes na semana. O ponto de encontro é dentro da Unidade de saúde Sylvio Frederico Brauner às 7:00 horas da manhã.
Onde é realizado um alongamento, logo após é a saída para a caminhada, que é realizada na Rua Arnaldo Guinle, mais conhecida como rua das fábricas, o local já serve de ponto de encontro para outras pessoas que já praticam a caminhada para manutenção da saúde, ao concluir o percurso, que é de aproximadamente de 1 KM, retornamos para a unidade de saúde para mais uma sessão de alongamento.
Esperamos com esta atitude simples, estar sempre motivando os moradores e usuários da unidade de saúde a manterem-se sempre ativos, mesmo sem orientador físico, o trabalho não pode parar, e para isso nós cotamos com a ajuda de outros profissionais que compartilham da mesma ideia, Ane Marcelle (Nutricionista do NASF) e Priscila Ximenes (Fisioterapeuta do NASF).

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAIBA QUEM PARTICIPA DA PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV

SAIBA QUEM PARTICIPA DA PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"FIQUE POR DENTRO DA 1ª PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV"

"FIQUE POR DENTRO DA 1ª PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV"

Saiba mais da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV.

A partir do dia 10 de junho de 2013, daremos início a primeira grande Pesquisa de Opinião já vista dentro da SUBPAV.

Todos que fazem parte como funcionários da SUBPAV e prestam serviços para a rede podem participar dando sua opinião.

A ideia surgiu da necessidade de “ouvir” o público interno de todas as unidades e assim realizar mudanças positivas em diversos âmbitos da Subsecretaria.

A participação de todos é muito importante e não será possível identificar seus respondentes, uma vez que a pesquisa é SIGILOSA.

Contamos com a ajuda e respostas de todos!

Sua opinião pode mudar!




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dia de combate ao tabagismo

Dia de combate ao tabagismo

No dia 24 de Maio, foi realizado na unidade de saúde Sylvio Frederico Brauner, o dia de combate ao tabagismo, o movimento que incentiva as pessoas das comunidades da Pedreira, Lagartixa e Parque Nova Cidade a deixarem de fumar foram encabeçadas pelas fisioterapeutas Priscila Ximenes e Juliana  (NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família.) e o agente comunitário de saúde Jones Barcelos.
O dia começou com uma caminhada pelo território que contou com os meninos da percussão, os agentes de saúde, enfermeiras, técnicos de enfermagem, técnicos de odontologia e a população, durante a caminhada foram distribuídos folhetos informativos sobre os benefícios de para de fumar.
Ao retornar para a unidade de saúde foi realizada uma pequena aula de alongamentos e exercícios com o bambolê, e mais folhetos foram distribuídos para a população que adentrava a unidade e passava nas ruas ao redor da mesma, a tarde o trabalho de informação continuou na tenda que foi montada na frente da unidade que distribuía folhetos e convidava as pessoas para assistirem a reunião do grupo de tabagismo que estava acontecendo naquele dia.



Assista também e este vídeo informativo.


Infográfico

12 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
26660 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Darwin Brandão, S/nº - Costa Barros

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3835-8689

Tecnologia do Blogger.